terça-feira, 23 de junho de 2009

Simplesmente Lima

Ontem começamos a semana de trabalho com o ator, encenador e palhaço João Lima. Ele nos apresentou alguns exercícios que trazia anotado em seu caderninho. O primeiro deles trava-se apenas de olharmos, uns aos outros, olho no olho. Daí em diante veio uma seqüência de outras dinâmicas, todas marcadas com traços de estrema simplicidade.

Interessante disso tudo é que no domingo, em um estimulo que veio não sei de onde, decidi (re)ler a trilogia de Stanislavski, desde “A Preparação do Ator”, passando pela “Criação de Um Papel” e findando na “Construção da Personagem”. Isso me fez com que chegasse para o primeiro dia de trabalho com Lima ainda permeado pelo entusiasmo dos alunos em seu primeiro dia com o diretor Tortsov.

Não sei como se seguirá a semana de trabalho, mas sei que estou gostando, tanto da leitura com o Russo quanto do trabalho com o Baiano. Tenho percebido nos pequenos workshops que temos realizado a importância de um trabalho de base para o ator, que por vezes me falta. Por isso oportunidades como essa, de revisitar os mais primários fundamentos, principalmente em meio à loucura de um processo, me parece tão indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário