domingo, 14 de junho de 2009

Fiat Lux

Nesse sábado, como bem descreveu o Fernando, montamos pela primeira vez a luz no barracão Clowns. Nos referir a essa passagem com tanto desprendimento, pode parecer, a princípio, mais uma conquista natural do Grupo, contudo digo-lhes com propriedade caros leitores, lutamos muito para chegar nessa condição de se ter um equipamento básico de iluminação em nosso espaço.

O episódio para mim é um “marco” (aguentar ele depois de ler isso vai ser fogo!), pois concretiza alguns aspectos referentes à construção da luz nos processos criativos que há muito estamos discutindo em conjunto com o grupo, tais como: trabalhar a iluminação em concomitância e mutuamente a construção de outros elementos cênicos; autonomia para experimentar feitos de iluminação nas cenas, aprimorar a percepção e o posicionamento dos atores em relação à luz; descobrir o ritmo de entradas e saídas de efeitos de luz do material cênico levantado; utilizar a iluminação como mais uma possibilidade de matriz criativa do ator, etc, etc, etc...

Essa nova realidade não assegura que tenhamos um resultado estético maravilhoso para a luz do espetáculo, no entanto, já podemos falar que sua iluminação encontra-se em processo! (SEMPRE QUIS FALAR ISSO). Apesar da felicidade, não podemos deixar de comentar um triste contexto, são poucos os grupos de teatro do Brasil - para não falar quase nenhum - que possuem uma condição financeira de manter um equipamento de luz durante o processo criativo. Infelizmente somos uma excessão a regra, pois o movimento de teatro de grupo brasileiro esta a margem do mercantilismo das grandes produções artísticas e ainda tem que conviver com a falta de políticas sérias para a cultura. Fomento e incentivo não devem ser uma contingência do estado e sim uma obrigação, a arte é um bem inexorável da humanidade. Clamamos e lutamos por condições dignas de trabalho para os grupos de teatro brasileiros, sobretudo do nordeste, por isso não devemos perder a perspectiva política de tudo isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário