sábado, 3 de outubro de 2009

Luz

Ontem foi um dia para a montagem de luz e alguns ajustes no cenário. O mais significativo foi que tiramos os peixinhos do pórtico. Apesar de todos terem achado o pórtico lindo, em especial quando a luz entrava, Fê disse que concordava com o que o Sávio Araújo disse no último Barracantes, que o pórtico não estava dialogando com a encenação, tinha imaginação de menos, era pictórico demais. Então decidimos por tirá-los, e funcionou bem! Como isso acabou levando boa parte do tempo, nós não ensaiamos, e fomos para casa mais cedo, enquanto Rô e Rafa ficaram no teatro. Ainda hoje, os meninos continuaram a fazer ajustes na luz, afinando, e Tili subiu em cima das costas de César para ir colocando as gelatinas nos refletores, uma graça!

Quem chegou hoje foi Mona, que fará a caracterização dos meninos. Como ela ainda não havia visto a peça, fizemos um ensaio geral de tudo, e Fernando trabalhou o prólogo que agora os quatro atores farão. Eu não assisti essa parte do ensaio, porque fiquei na mesa de luz, ajudando Rô e Rafa na afinação, que por enquanto ainda não está do jeito que gostaríamos, pois existe uma limitação do espaço, pelo fato do pé direito ser muito baixo, e Ronaldo ainda vai precisar quebrar a cabeça um pouquinho.

Depois que acabou o ensaio, conversamos com Mona sobre a caracterização. Ela falou que não vê uma maquiagem naturalista para os atores, mas sim algo mais estilizado que acrescente diálogo com o jogo que se propõe em cena, disse que poderia brincar com os traços dos desenhos e cores do livro de André Neves. Mona também pediu aos meninos que pensassem em algumas características que representaram eles durante o processo de montagem, pois isso pode ajudar na maquiagem, surgiu também uma ideia de tirar ou colocar a maquiagem na frente do público, mas isso é algo para ser pensado mais adiante.

Um comentário: