segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Alegria

Fim de semana especialíssimo para finalizar a primeira semana de temporada. Ontem tivemos um bom público - um pouco menor do que a estreia, mas muito caloroso - e a melhor apresentação até agora, tanto dos Barracantes, quanto destas poucas apresentações que já tivemos. Os meninos jogaram muito, estavam extremamente precisos e vivos, foi super saboroso assistí-los. Além disso, quando o que temos é bem executado, posso começar a ver onde há problemas na encenação e na dramaturgia, e foi o que aconteceu. Enfim, lavamos a égua!

Já hoje, o trabalho começou às 15h, no aguardo pela chegada do André Neves, autor da obra que deu origem ao espetáculo, que não conhecíamos pessoalmente ainda. Durante o tempinho que ele demorou pra chegar no teatro - que não é de muito fácil acesso pra quem não é da região -, nos perguntávamos, de brincadeira, se o André não seria o Marinho, e nos deixaria a esperá-lo. No entanto, pouco depois ele chegou! Não deixamos ele entrar no teatro, ficamos conversando na área externa do SESI, para preservar o impacto de ver o cenário apenas na hora da apresentação. Após um início nervoso de conversa, claramente causado pela ansiedade de ambos os lados de se conhecerem, a conversa foi fluindo, e fomos nos identificando. Ele falou sobre sua vida, sobre o seu trabalho, sobre a época que trabalhou como ator, dos amigos de teatro pernambucanos em comum, e da criação d'O Capitão, momento bem especial. Praticamente todas as leituras que fizemos sobre a obra, até mesmo as mais subjetivas, eram muito próximas ao que ele pensou ao criar. Ele tinha ficado de nos trazer os originais, mas acabou não conseguindo. Então, prometeu enviá-las para Natal, para vermos e depois devolvermos, e mais ainda: vai nos dar um dos originais de presente! Relíquia que será recebida e cuidada com toda a preciosidade que merece!

As meninas desceram então para se maquiar, ficamos conversando mais um pouco, e em seguida os meninos também desceram. O André seguiu com seu amigo Sérgio para almoçarem, já que ele foi direto do aeroporto para o Vila Leopoldina, e nós descemos para arrumar as coisas. O SESI estava fazendo uma manutenção na rede elétrica do prédio, e ficamos sem energia desde as 17h até pouquíssimo antes de iniciar a apresentação. Isso acabou atrasando um pouco o início, e tornando as coisas um pouco mais tensas. No entanto, no fim tudo deu certo.

Com pouco mais de 20 pessoas, dentre elas a presença super especial do André, fizemos uma apresentação razoável, melhor do que a fraca performance da sexta, e inferior ao excelente trabalho de ontem. Este controle ainda é muito instável, impalpável, mas tenho a nítida impressão que, com o tempo, vamos conseguir amarrar muito bem o espetáculo, torná-lo redondinho e, principalmente, garantir um domínio sobre ele que nunca tivemos, por exemplo, no Muito Barulho.

Desde o início ele se mostrou muito ansioso e encantado com o espetáculo, foi bonito vê-lo assistindo ao nosso trabalho. Ao final, dedicamos a apresentação a ele, e ele falou poucas e belas palavras de agradecimento para nós e para o público.

Depois fomos ao Jardim Japonês, restaurante em Perdizes próximo à casa da minha avó que já está se tornando um local de encontros especiais para o grupos. Na temporada do TUSP, tivemos a companhia do Ernani e do Hugo Possolo nesse local. Agora, tivemos um jantar muito agradável com o André e seus amigos Sérgio e Nara.

A noite foi excelente pelo fato dele ter gostado, pela boa companhia, pela boa comida, pelo público que, mais uma vez, acolheu bem o espetáculo, mas pessoalmente chego agora em casa muito ansioso para escrever e compartilhar com vocês, que estão lendo esse relato, da minha extrema felicidade em perceber que hoje consolidamos mais um encontro, mais um parceiro do grupo, mais uma relação de generosidade e compartilhamento que já vem sendo construída há meses, mesmo sem a gente saber, e que hoje o encontro presencial torna palpável.

André, muito obrigado por tudo! Grande prazer em te conhecermos, viu? Primeiro de inúmeros encontros que estão por vir!

P.S: O André prometeu postar aqui no Diário do Capitão. Promessa registrada, viu?

2 comentários:

  1. A alegria de vocês contagia a todos nós que aqui ficamos!!! Merda procês!!! Confiem. A estabilidade chegará!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, vou tentar de novo. Já tentei postar e nao consigo. Apesar de desatualizado, lá vai.. rsrsrs era assim: "UAU!! Até senti um frio na barriga do suspense de conhecer André. Acho que com esse processo aberto (lindo) nós de cá nos sentimos tbm um pouquiiiiiiinho co-responsáveis. Bjs pra todos"

    ResponderExcluir