terça-feira, 7 de julho de 2009

Portas Abertas

Após três semanas de muita agitação, informação e trabalho no barracão, hoje senti uma sensação estranha - mas não ruim - ao chegar à sede e perceber ela tão silenciosa.

Como Fê disse, sábado a gente fechou o primeiro ciclo de trabalho, pois depois de algumas semanas trabalhando com pessoas diferentes, agora o grupo começa a caminhar “sozinho”, embora com portas abertas.

A partir disso conversamos sobre as sensações desse primeiro momento do processo e as contribuições que ficaram desses parceiros. Falamos um pouco sobre o desenvolvimento do trabalho do ator e a busca pela forma de narrar, que gere um distanciamento mesmo mantendo a poesia, tendo consciência de um discurso cênico que trabalhe esse olhar dialético sobre a criação, que tem sido algo que o grupo deseja se apropriar.

Falamos também do ator em função do teatro, das percepções de Gabriela com relação à cenografia nesse momento, das fichas que caíram após algumas oficinas, da relação de respeito entre o grupo e parceiros, da forma como o grupo se utilizará das informações, do que foi degustado nessas últimas semanas, e da saudade que ficou de bons momentos.

Seguindo, Fê direcionou o trabalho das próximas semanas. Pediu que os meninos fizessem um workshop a partir de algumas ilustrações do livro, assim cada um escolheu uma página, e irá criar fotografias a partir delas. Também falou para Marco pensar em uma pulsação marcada na cena da pescaria criada durante a semana que passou.

Organizada a semana, os meninos fizeram um aquecimento em círculo usando um jogo de palavras, um ator dizia uma palavra e o seguinte falava outra correlata, mantendo a pulsação com o estalar dos dedos. Depois, Fê fez outros direcionamentos dentro do mesmo jogo, pediu que falassem as palavras mantendo uma movimentação, girando em círculo, se movimentando pelo espaço mantendo a pulsação, depois acrescentou uma palma ao ritmo.

Após o jogo, os meninos iam trabalhar no workshop do Marco e da Gabi, que tem relação com a ilustração da página 13 do livro do Capitão. Entretanto, isso teve que ficar para amanhã, pois houve algumas interrupções durante o dia para resolver arte gráfica e receber os cajons, novos brinquedinhos para a diversão musical do grupo.

Os brinquedinhos novos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário