quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Crítica na Folha de hoje!

Crítica/"O Capitão e a Sereia"

Peça reúne inventividade e tradição para vivificar teatro

Desempenho dos atores e direção precisa revelam beleza com recursos mínimos

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
Os atores da Cia. Clowns de Shakespeare, em cartaz em SP

LUIZ FERNANDO RAMOS
CRÍTICO DA FOLHA

A invenção é a mãe do mundo ou, pelo menos, é a grande geradora do melhor teatro. O espetáculo "O Capitão e a Sereia", que faz sua estreia nacional em São Paulo, é um dos mais inventivos da temporada.
A peça parte de um livro infantil e de referências da cultura popular nordestina para construir uma reflexão contundente sobre o fazer teatral contemporâneo, além de encher os olhos do público de exuberante beleza com um mínimo de recursos.


A Cia. Clowns de Shakespeare enfrentou, depois de trajetória de 15 anos atuando no Nordeste e do reconhecimento mais recente no Sudeste, uma crise de crescimento que se revelou benéfica.
Deixando de lado as abordagens, sempre vigorosas, da tradição shakesperiana, teve de se reciclar e optou pela versão de André Neves sobre como surgiu o Cavalo-Marinho, folguedo nordestino de grande impacto cênico.


Além da adaptação do livro ilustrado de André Neves, realizada pelo encenador Fernando Yamamoto e pelos atores, entrou na composição da dramaturgia um exame radical da situação do grupo e do atual momento em que vivem as trupes brasileiras.


A história de Marinho, o menino sertanejo que sonha com o mar e se imagina em aventuras marítimas, se torna a narrativa sobre a trupe Tropega Mas Não Escorrega, cujo líder, ao ver o mar de perto, desapareceu.
O mote serve bem a um jogo narrativo dos atores, que oscilam entre serem personagens da trupe ficcional ou narradores distanciados da tentativa daqueles de enganar o público, escondendo que seu capitão sumiu do mapa.


O que se narra é, então, ora a saga de uma trupe desnorteada, ora a reflexão fria sobre essa situação dramática que, durante o desenrolar do espetáculo, se escancara. A resultante, que converge para o desfecho da história original de Neves, ela própria síntese de um rico processo de formação cultural, é uma renovação dos procedimentos do teatro épico plena de frescor e inteligência.


Artistas completos
Esse êxito artístico está fundado fortemente no desempenho extraordinário dos quatro atuadores, as atrizes Camille Carvalho e Renata Kaiser e os atores César Ferrário e Marco França, este também responsável pela excelente direção musical da peça.


Artistas completos, eles cantam, tocam, dançam e atuam muito bem, o que torna possível desenvolver com sutileza e brilho o jogo de idas e vindas entre a ficção e a atualidade da cena.


Colaboram, também, decisivamente, no encantamento sem truques do espetáculo, a cenografia e os figurinos de Wanda Scarri. Com algumas lonas estendidas no centro da cena e adereços tão simples quanto maravilhosos, ela contextualiza com eficácia e brilho todas as tramas que se enredam.


Nesse conjunto de acertos, há que destacar a direção de Fernando Yamamoto, que se revela um encenador maduro e detalhista. Sua encenação é um exemplo inspirador de como a dramaturgia e a cena podem ser tecidas coletivamente com ganhos generalizados.


É um caso em que inventividade e tradição se aliam para vivificar o teatro.


O CAPITÃO E A SEREIA

Quando: qui. e sáb., às 20h; sex., às 16h e às 20h; dom., às 19h; até 29/11
Onde: Centro Cultural Sesi Vila Leopoldina (r. Carlos Weber, 835, tel. 3833-1092)
Quanto: entrada franca
Classificação: 14 anos
Avaliação: ótimo

9 comentários:

  1. Que gostosos elogios!!! Fico muito feliz por vocês!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esses comentários me deixaram com os olhos marejados... Vocês são demais!!! Vida longa aos Clowns!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Que linda crítica! Carinhosa.
    Parabéns meninos, os Clowns merecem.
    Viva!!
    Amo todos.

    ResponderExcluir
  4. acompanhamos por aqui... Do caralho tudo isso!!! Como tá Enio por aí? e fernando obrigado pelo empate com o Palmeiras, estamos firme rumo ao Hepta!!!

    Abraços de um Sãopaulino Potiguar

    ResponderExcluir
  5. Parabens, queridos!
    Todo o trabalho de vcs é lindo e delicado. Ainda nao pude ver O capitao, mesmo estando em Sao Paulo.
    Sorte e boa temporada, espero poder reencontra-los em breve.
    Bjs em todos, nosso orgulho
    Fran Teixeira

    ResponderExcluir
  6. Parabéns meus queridos......me sinto muito orgulhosa de ser a madrinha do grupo e tenho certeza que virá muitos outros elogios e premios por aí.
    Beijos de todos nós aqui de casa

    ResponderExcluir
  7. Tive a grata satisfação de assistir este lindo espetáculo em São Paulo, que sem dúvida é uma grande demonstração da genialidade do povo nordestino. O mais impressionante foi notar além do talento, o entrosamento deste grupo maravilhoso. Meus mais sinceros votos de muitos sucessos a todos vocês no mundo teatral.

    Douglas Nacur - Grupo Os teatrais

    ResponderExcluir
  8. Vi o espetáculo aqui em Natal há pouco mais de uma semana e fiquei feliz feliz por muitas razões. Porque são amigos queridos talentosos que trabalham há muito tempo e tiveram a coragem de investir no que amam. E também porque o espetáculo é de uma simplicidade e beleza tão sofisticadas e poéticas que o considero uma obra prima madura e pronta para navegar pelos mares do mundo todo. Parabéns sempre aos Clowns, que bom ver que trabalhar com afinco e amor no que se acredita dá resultados e nos leva além. Parabéns!
    Max Pereira

    ResponderExcluir