domingo, 19 de abril de 2009

Levantar âncoras!

Caros companheiros de viagem, querida tripulação, nossa jornada está começando!

Apesar do início "oficial" do processo de montagem do nosso Capitão e a Sereia estar marcado para o começo de junho, desde já crio este espaço para que toda a nossa equipe possa começar a trocar idéias, compartilhar imagens, vídeos, textos, conhecermo-nos melhor, enfim, construir o pensamento que envolve este trabalho que estamos por começar.

A idéia desse espaço é, ao menos por enquanto, não ter uma divulgação aberta, ser de certa forma restrita à equipe. Mais à frente podemos rever essa posição. Por enquanto, optei por não permitir a localização do blog no Google, o que reduz muito a possibilidade de visitas externas. No entanto, não é um diário secreto, e se por acaso nos encontrarem - ou caso vocês desejem indicar para amigos - não será problema que leiam nossos posts.

Para que todos saibam quem é quem na nossa equipe, já que tem gente de sete estados do país, faço uma ligeira apresentação de cada um, e em seguida vocês podem falar mais sobre si:

Fernando Yamamoto: Sou eu, caso vocês ainda não tenham notado. Rsrs... Sou um dos fundadores dos Clowns, e sou responsável pela direção deste trabalho.

César Ferrario: Ator dos Clowns, também um dos fundadores do grupo, e estará em cena.

Renata Kaiser: Atriz e fundadora dos Clowns, também estará em cena.

Marco França: Ator do grupo, é também músico profissional. Neste espetáculo, além de atuar, também assina a direção musical.

Camille Carvalho: Mais recente adesão dos Clowns, a Camille já trabalha conosco há cerca de quatro anos, e agora está sendo efetivada no grupo. Estará em cena, completando o elenco com os outros três. Também conhecida como Tililim (caso surja esse nome aqui no blog e alguém não saiba de quem se trata).

André Neves: Brilhante autor e ilustrador da obra que é base do nosso trabalho, O Capitão e a Sereia. É Pernambucano, mas está radicado em Porto Alegre. Mesmo sem nos conhecer, abraçou o trabalho com extrema generosidade e disponibilidade pela qual, desde já, quero agradecer imensamente em nome de todo o grupo. Quem desejar pode conhecer mais da sua obra no blog http://confabulandoimagens.blogspot.com.

Rafael Martins: Dramaturgo cearense do Grupo Bagaceira, de Fortaleza, que é um grande parceiro dos Clowns de Shakespeare, o Rafael vai assinar a dramaturgia desse espetáculo, consolidando um desejo antigo dele e nosso de trabalharmos juntos.

Márcio Marciano: É diretor e dramaturgo paulistano, fundador da Companhia do Latão e há três anos radicado em João Pessoa, onde fundou o Coletivo Alfenim, grupo com quem temos estreita ligação afetiva e profissional. O Márcio tem uma enorme experiência nessa área de dramaturgia e direção colaborativa, em processo, e fará uma orientação ao Rafael e a mim, dando uma organizada nessa relação direção/dramaturgia. O Márcio fez uma breve colaboração no processo d'O Casamento, último espetáculo do grupo, e eu e o Marco também demos uma contribuição no processo do Quebra-Quilos, espetáculo de fundação do Alfenim.

Wanda Sgarbi: Cenógrafa e figurinista mineira de grande renome, a Wanda chegou até nós através de parceiros comuns do Grupo Galpão. É o nosso primeiro trabalho com ela. Tivemos a oportunidade de conhecê-la pessoalmente no Festival de Feira de Santana, na Bahia, no ano passado, e a partir desse encontro resolvemos convidá-la para trabalhar conosco.

Mona Magalhães: Uma das melhores (se não a melhor) caracterizadora do país, a Mona é mineira radicada no Rio, onde dá aula na UniRio. Também chegamos a ela via o Galpão, e já fizemos uma parceria n'O Casamento, em 2006. Grande colaboradora que muito nos honra com mais um trabalho juntos!

Hélder Vasconcelos: Músico-bailarino-ator-performer-pesquisador (ufa!) pernambucano, o Hélder faz de tudo, e tudo muito bem! Foi do grupo Mestre Ambrósio, tem uma pesquisa profunda em cima do Cavalo Marinho, que foi a fonte de (livre) inspiração do André para escrever O Capitão, e tem um trabalho belíssimo em espetáculos como (com direção de alguns Lumes) e Espiral Brinquedo Meu e Por Si Só. N'O Capitão, o Hélder é responsável pela preparação corporal dos atores, ligada à pesquisa do Cavalo Marinho que ele desenvolve. E finalmente vamos trabalhar juntos, né, Hélder?

Ronaldo Costa: Iluminador parceiro do grupo, na realidade praticamente um integrante do grupo. Assinou boa parte dos desenhos de luz dos nossos espetáculos, e n'O Capitão vai mais uma vez assumir essa tarefa. É mestrando pela UFRN, onde está sistematizando justamente a pesquisa dele de formação básica de iluminação para atores.

Rafael Telles: Produtor que já trabalhou conosco em vários projetos, em especial naqueles pelo interior, onde bravamente ia à frente da caravana preparando o terreno para a nossa chegada, o Rafa é o responsável pela produção neste processo, coisa que já tentávamos efetivar há algum tempo. Acompanhará tanto o processo de criação aqui em Natal, quanto a temporada em São Paulo.

Paula Queiroz: Atriz paraibana-cearense, recém chegada a Natal, a Paula será estagiária neste processo, responsável pelo registro escrito de todo o processo, ou seja, será a grande alimentadora deste blog, acompanhando tudo que acontecer na montagem do Capitão.

Gabriela Brito: Conhecemos a Gabriela numa apresentação no Colégio Marista, em Natal, quando ela foi nossa anja. Algum tempo depois se formou em arquitetura, e sempre esteve próxima, fazendo oficinas, etc. Agora, tem a oportunidade de começar a trilhar na área na qual quer trabalhar, que é cenografia, estagiando com a Wanda Sgarbi, um grande nome na área no país.

Arlindo Bezerra: Mais recente presença no Barracão Clowns (nossa sede, para quem não conhece), o Arlindo é o nosso anjo-da-guarda-faz-tudo, mesmo tendo chegado a tão pouco tempo no grupo. Ele é o nosso secretário, resolve todas as questões administrativas, burocráticas, etc. Sempre que vocês de outras cidades ligarem pro Barracão, provavelmente o Arlindo é quem vai atender e falar primeiro com vocês.

Bueno, é isso. Esse primeiro post é mais chatinho e descritivo, menos poético, menos onírico, menos artístico, mas achei por bem fazer esse primeiro panorama. Se alguém achar que fui elogioso em excesso com alguma descrição, pode acreditar que não passa de pura sinceridade e gratidão pela relação que já temos, mesmo aqueles com quem estamos nos aproximando agora.

Para os colaboradores que desde o ano passado não entramos ainda em contato, não se desesperem em estar lendo essas coisas. Nos próximos dias vamos ligar pra vocês para começarmos a organizar a nossa agenda de trabalho, ok?

Por enquanto, sintam-se convidados e instigados a postar e contribuir para começarmos a pensar sobre o espetáculo nesse blog. Aproveitemos desse espaço. Para aqueles que já andaram escrevendo alguma coisa, podem subir os posts.

Enfim, meus queridos, bem-vindos! Trabalhemos! Muita coragem, paciência e resistência para nós! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário